Alerta sobre a "Web Mercator"

A NGA divulgou um aviso de cessar o uso em relação a produtos de webmapping para navegação e orientação devido a imprecisões com o mapa padrão.
A Agência Nacional de Inteligência-Geoespacial (NGA) Americana publicou alguns documentos recentes (fevereiro e maio de 2014) relativas à utilização da projeção de Web Mercator originalmente adotada pelos líderes da Internet (criado para o Google Maps, então adotado pela Microsoft Virtual Earth, Bing Maps) e também abraçada por outros provedores comerciais de API (OpenLayers, Leaflet, ArcGIS Online, 
OpenStreetMap...).
Esta recomendação refere-se ao fato de que esses provedores usam uma projeção de Mercator específica (Pseudo Mercator - EPSG 3857) que não é nem estritamente elipsoidal, nem estritamente esférica.
Então isso afeta cálculos feitos baseado no processamento do mapa como uma superfície plana (como o cálculo de áreas!).
Então Web Mercator é realmente uma projeção não conformal: fator de escala na direção meridiana N/S não é igual ao fator de escala na direção paralela E/W - não é uma constante, mas uma função de azimute (direção).

Referências:

http://blog.geogarage.com/2014/09/advisory-notice-on-web-mercator.html
http://docs.openlayers.org/library/spherical_mercator.html
http://earth-info.nga.mil/GandG/wgs84/web_mercator
http://geo.ebp.ch/2015/01/06/does-web-mercator-imply-erroneous-geospatial-positioning
https://glenbambrick.com/2016/02/03/web-mercator-fallacy
https://blogs.esri.com/esri/arcgis/2014/09/25/what-does-the-nga-web-mercator-advisory-mean-for-esri-defense-and-intelligence-users

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Classificação de Imagens no QGIS

BaseCamp - como carregar mapas e imagens em seu GPS Garmin

Garmin MapSource agora é BaseCamp