Calendar

São Paulo - SP / Brasil.

quinta-feira, julho 28, 2016

Base de Faces de Logradouros

IBGE disponibiliza Base de Faces de Logradouros do Censo 2010

O IBGE liberou a base de 'Faces de Logradouros' (malha vetorial das faces das quadras) usados no levantamento do Censo 2010.
Base de Logradouros
São as Faces de Quadras (só faltam os Eixos dos Logradouros) das ruas dos Municípios que são percorridas pelos Recenseadores do IBGE em formato vetorial (arquivos Shapefile).

Referências:

Base de Faces de Logradouros do Censo 2010

quarta-feira, julho 27, 2016

Cursos Presenciais de QGIS

A ultima turma presencial do Curso de QGIS marcou o início de uma parceria com a empresa Geokrigagem, do Professor Jorge Kazuo Yamamoto, sendo realizado em suas dependências, na cidade de São Paulo - SP.
A partir de agora, os Cursos de QGIS (Básico e Avançado) do Geosaber serão realizados com a Geokrigagem, que tem uma infraestrutura ideal para Cursos (QGIS) e Treinamentos (no programa GEOKRIGE).

Deixo um agradecimento especial ao Professor Jorge Kazuo Yamamoto*, diretor da Geokrigagem (http://www.geokrigagem.com.br) pela parceria que permitiu a realização deste Curso.
Em outubro, estaremos juntos no 48° Congresso Brasileiro de Geologia (http://www.48cbg.com.br) para o lançamento do software GEOKRIGE de Modelagem Geológica e Geotécnica Tridimensional.
*Jorge Kazuo Yamamoto é Geólogo (ex-IPT), Professor (IGc/USP) e um dos autores do livro "Geoestatística: Conceitos e Aplicações" e desenvolvedor do software de modelagem geológica tridimensional GEOKRIGE.

segunda-feira, julho 25, 2016

QGIS Land Surface Temperature Estimation Plugin

Estimativa da Temperatura de Superfície da Terra (LST)

O Complemento Temperatura de Superfície da Terra (LST) foi desenvolvido com a finalidade de extrair LST de imagem térmica infravermelha (TIR - Thermal InfraRed) adquirida pelo Landsat 5 TM, Landsat 7 ETM+ e Landsat 8 TIRS.
O plug-in tem uma capacidade de converter Números Digitais (DN) para Radiância, Radiância para Temperatura de Brilho e para calcular a Emissividade de Superfície da Terra (LSE).
http://qgislstplugin.blogspot.com
Também é uma ótima ferramenta para calcular NDVI - Índice de Vegetação de Diferença Normalizada.

Referências

quinta-feira, julho 14, 2016

Classificação de Imagens no QGIS

Classificação Supervisionada de Imagens no QGIS

.
Já é bem conhecido o Complemento Semi-Automatic Classification Plugin (SCP), um bom tutorial existe no site da Comunidade QGIS Brasil.
No próprio site do Luca Congedo, criador do plugin SCP tem vários tutoriais muito bem explicativos.
http://fromgistors.blogspot.com
Porém, a estrutura de trabalho é bastante complexa (o plugin conecta ferramentas do Orfeo Toolbox e SAGA GIS), e a rotina de ferramentas para realizar o processamento demanda bastante tempo para ser realizada.
.

Classificação Não-Supervisionada

Pode ser feita no Orfeo Toolbox (KMeans e SOM), no GRASS GIS ou no SAGA GIS (inclusive uma específica para classificação de solos, que será tema de uma nova postagem).
.

Dzetsaka Classification Tool

Dzetsaka é muito rápido e fácil de usar, mas também uma poderosa ferramenta de Classificação Supervisionada para o QGIS.
Baseado no classificador de Modelo de Mistura Gaussiano desenvolvido por Mathieu Fauvel, este plugin é uma ferramenta mais generalista do que o Historical Map Plugin, que foi dedicado a classificar as florestas de mapas antigos.

https://github.com/lennepkade/dzetsaka
Então, como esse plugin é muito simples, você só precisará duas coisas para fazer uma boa classificação:
  • Um Raster (Imagem de Satélite, Ortofoto, etc)
  • Um Shapefile que contém seu ROI (região de interesse)
O shapefile deve ter uma coluna que contém os números de classificação (1,3,4...).
Caso contrário, se você usar texto ou qualquer outra coisa, certamente não vai funcionar.

Eu peguei essa Imagem do satélite Quickbird para testar do Orfeo ToolBox Sample Data (OTB-Data-Examples) e rodei o Classificador no QGIS 2.16 Nodebo - é mesmo muito rápido!
.

Referências:

  • Dzetsaka: How to make your first classification in QGIS?

QGIS Slicer Plugin

Reclassificação de Imagens no QGIS

Na apostila "Elaboração de Mapas Temáticos no Quantum GIS 1.7.4 Worclaw" (Apostila QGIS INCRA 5a versão, 2012), é explicado uma forma de fazer a Reclassificação e uma Imagem para subdividir em Classes com valores únicos inteiros usando a Calculadora Raster.
Esse mesmo método é usado na apostila "Mapas Temáticos no QGIS 2.8" (disponível em http://www.geosaber.com.br/Livros), de minha autoria, onde a subdivisão das Classes é feita com uma Fórmula pela Calculadora Raster.
Para Usuários inciantes, esse processo pode ser difícil de ser compreendido e reproduzido então, para facilitar essa tarefa que o analista do INCRA-SR(24)/PI, Miguel Reginaldo criou o Complemento 'Slicer' (Fatiador).
https://github.com/miguel-reginaldo/Slicer
No arquivo de Help (Ajuda) tem um tutorial explicando seu uso, mas é bem simples utilizar esse Complemento.

Cidades 3D na Web

http://www.cybercity3d.com
3D CityGML são padrões que usam renderizadores WebGL para exibir modelos tridimensionais de Cidades (prédios/construções).

FOSS4G 2016 North America

WS31 - Gerenciamento baseado na Web e visualização de enormes modelos de cidades em 3D baseado em padrões abertos e componentes de código aberto

3D City Database

3D City Database is a free 3D geo database to store, represent, and manage virtual 3D city models on top of a standard spatial relational database.

Cesium - An open-source JavaScript library for world-class 3D globes and maps

Vancouver in 3D for Google Earth

QGIS Midvatten plugin

Midvatten plugin for QGIS

O Complemento destina-se a ser um conjunto de ferramentas que faz do QGIS uma interface para edição/visualização de dados observacionais hidrogeológicos (perfurações, níveis de água, dados sísmicos, etc.). Dados observacionais são armazenados em um banco de dados espacial-habilitado para  SQLite (ou seja, SpatiaLite).
https://github.com/jkall/qgis-midvatten-plugin/wiki

Tutorial

https://github.com/jkall/qgis-midvatten-plugin/wiki/Tutorial

quarta-feira, julho 13, 2016

QGIS Landscape Ecology (Lecos) Plugin

Métricas de Paisagem no QGIS: LecoSLand cover statistics

LecoS calcula as métricas de paisagem para manchas de seu mapa. De acordo com UMass.edu, métricas de paisagem quantificam certas características espaciais de fragmentos no mapa.
Métricas de composição podem observar "Abundância proporcional de cada classe" (quanto há deste tipo em comparação com o resto?), "Riqueza" (quantos deste tipo?), "Uniformidade" (dominância ou diversidade de um tipo) e "Diversidade" (uma composição de riqueza e uniformidade).
Métricas de configuração espacial olham para muitas coisas, tais como onde um fragmento está localizado em relação ao outro, posição e orientação.
QGIS Landscape Ecology

Referências

  1. https://conservationecology.wordpress.com/qgis-plugins-and-scripts/lecos-land-cover-statistics
  2. http://djjr-courses.wikidot.com/soc128:qgis-landscape-ecology

QGIS Mahalanobis Distance Plugin

Complemento do QGIS que calcula a distância que indica quais regiões numa paisagem assemelham-se mais a uma paisagem "ideal" (para certas condições, como a distribuição espacial de uma espécie).
https://github.com/dmh126/MahalanobisDistance
Distâncias de Mahalanobis fornecem um poderoso método de medição de quão semelhante um conjunto de condições é para um conjunto ideal de condições e pode ser muito útil para identificar quais regiões numa paisagem assemelham-se mais a uma paisagem "ideal".
Por exemplo, no domínio da biologia da vida selvagem nós podemos definir uma paisagem "ideal" como o que melhor se encaixa no nicho de algumas espécies de animais selvagens.
Através da observação, podemos encontrar uma espécie de animais selvagens que normalmente ocorrem dentro de um intervalo específico de elevação, nas encostas de uma declividade particular e, talvez, dentro de uma certa densidade de vegetação.
Usando as distâncias de Mahalanobis, podemos descrever quantitativamente a paisagem inteira em termos de quão semelhantes é a densidade ideal de elevação, declividade e vegetação para esse animal.

Referências:

http://www.jennessent.com/arcview/mahalanobis_description.htm

domingo, julho 10, 2016

Alternativa ao Open Layers Plugin no QGIS

Alternativa ao Open Layers Plugin: ArcGIS REST API

Ainda tem muitas pessoas enfrentando dificuldades por causa dos deslocamentos nas imagens (do complemento Open Layers) na hora da impressão no Compositor do QGIS.
Tempos atrás, eu publiquei no site http://www.geosaber.com.br a tradução de uma solução que funciona como alternativa às Imagens de Satélite do Google/Bing Maps (através de um script pelo Console Python).

http://www.geosaber.com.br/Tutoriais/alternativaaoopenlayersnoqgis




Está em desenvolvimento um Complemento para acessar diretamente os serviços ArcGIS REST:
QGIS-Plugin ArcGIS REST API Connector (beta), que busca os dados do ArcGIS Online e ArcGIS Server e do "Esri Open Data Initiative Portal Software".
http://giswiki.hsr.ch/ArcGIS_REST_API_Connector_QGIS_Plugin

sexta-feira, julho 08, 2016

QGIS 2.16 Nodebo

Lançamento do QGIS 2.16 Nødebo.

http://qgis.org












O nome é de um vilarejo na Dinamarca, onde ocorreu a International Conference for Users, Educators and Developers - QGIS 2015 Nødebo

Mapas Viários Multimodais

Mapas Multimodais

Infraestrutura Rodoviária

https://www.dnit.gov.br/planejamento-e-pesquisa/dnit-geo

PNLT - Plano Nacional de Logística e Transportes

Base de Dados Georreferenciados PNLT 2010

quarta-feira, julho 06, 2016

GIS Practicum - The Baruch Geoportal

Introduction to GIS Using Open Source Software and Working with Raster Data in QGIS


The Baruch Geoportal foi desenvolvido por Frank Donnelly, Geospatial Data Librarian da Newman Library at Baruch College, CUNY, para o Workshop de Introdução ao SIG usando programas Abertos (QGIS).



Trata-se de um Tutorial do QGIS 2.8 (108 páginas, mais 29 páginas do Tutorial Raster), que acompanha bases de dados de treinamento.
  1. Introduction to GIS Using Open Source Software, 6th edition (July 2015).

  2. Working with Raster Data in QGIS, 2nd edition (Dec 2015).

domingo, julho 03, 2016