Calendar

São Paulo - SP / Brasil.

segunda-feira, outubro 22, 2012

Programa de Certificação no QGIS - Parte II

Em 2010, na reunião do QGIS (Hackfest) em Wroclaw, Polônia, Milena Nowotarska, Robert Szczepanek, Borys JURGIEL, Paolo Cavallini (da Faunalia), e Tim Sutton (da Linfiniti) discutiram a necessidade de um programa de certificação do QGIS.
Aqui na Linfiniti, percebemos que se nós vamos fazer isso de forma significativa, teremos de ter materiais de treinamento padronizados de boa qualidade e atuais. A documentação fornecida nesta página é o nosso primeiro passo para fazer isso acontecer.” Tim Sutton.
Em 2008 a Linfiniti havia lançado a página/guia "the Gentle Introduction to GIS", um recurso de conteúdo aberto completamente livre, para pessoas que queriam aprender sobre SIG sem serem sobrecarregadas com o jargão e terminologia completamente nova.
Ele foi patrocinado pelo governo Sul-Africano e tem sido um sucesso fenomenal, com pessoas de todo o mundo escrevendo para eles para lhes dizer como eles estavam usando os materiais para cursos de formação universitária, ensinar-se SIG e assim por diante.

The Free Quantum GIS Training Manual by Linfiniti Consulting CC.

Agora existe também o Manual do QGIS que proporciona uma visão geral, funcional e detalhada do programa QGIS.
No entanto, não é estruturado como um tutorial, mas sim como um guia de referência.
Na Linfiniti CC Consulting. eles frequentemente ministram cursos de formação perceberam que um terceiro recurso é necessário - um que leva o leitor sequencialmente através da aprendizagem os aspectos-chave do QGIS em um formato treinador-estagiário - o que os levou a produzir este trabalho.
Este manual de treinamento destina-se a fornecer todos os materiais necessários para executar um curso de cinco dias em QGIS, PostgreSQL e PostGIS.
O curso está estruturado com conteúdo para atender iniciantes, usuários intermediários e avançados e tem muitos exercícios completos com respostas comentadas ao longo do texto.
Ele pode ser acessado on-line ou baixado no formato PDF (aproximadamente 30MB, recomendado para aqueles que não tenham acesso direto com a internet).
O Guia tem mais de 400 páginas e tem por objetivo servir como instrumento para instrutores que ministram de cursos de treinamento.
"É vedada toda e qualquer forma de comercialização dessa obra sem o expresso consentimento dos autores (essa obra é de propriedade da Linfiniti Consulting CC).
Você pode (e nós encorajamos você a fazê-lo) usar esta obra como um livro texto na realização de cursos de formação, mesmo que o curso em si seja de natureza comercial.
Em outras palavras, você está convidado a fazer dinheiro através da execução de um curso de formação que utilize este trabalho como um livro texto, mas você não pode lucrar com as vendas do livro em si - todos os lucros devem ser revertidos (integralmente) de volta para o Projeto QGIS."
The Free Quantum GIS Training Manual by Linfiniti Consulting CC. is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.

Programa de Certificação do Quantum GIS - QGIS

O Programa de Certificação QGIS - Parte I

O objetivo do programa de certificação é oferecer um sistema unificado e padronizado para a certificação de usuários e desenvolvedores do QGIS.
Com o ganho em popularidade do QGIS, mais e mais pessoas estão frequentando cursos de formação e recebendo os certificados de conclusão a partir da organização que apresentou o curso.
No entanto, antes do início de um programa de certificação, não há uma fiscalização dessas atividades de formação e certificação do projeto QGIS em si, deixando espaço para "fornecedores aventureiros" darem formação de baixa qualidade, sem um conteúdo mínimo definido, e também limita o ingresso que o QGIS teria nas agendas de treinamento do  governo e do setor corporativo (para empresas, profissionais liberais e instituições públicas).

Como funcionará o Programa

O Programa fornece um sistema hierárquico de certificação, com cada nível sendo apenas acessível para aqueles que tenham concluído os níveis subjacentes.
Um fluxo de trabalho típico será:
  • A pessoa participa de um curso de treinamento conduzido por um instrutor certificado ou por auto-estudo;
  • A pessoa então, dirigi-se a um centro de certificação onde tem de completar um teste on-line composto de p.ex. 50 questões de múltipla escolha selecionados aleatoriamente de um grupo de p.ex. 500 perguntas. O teste exige que o usuário execute uma ação no QGIS (rodando localmente, usando conjuntos de dados padronizados) e depois escolha a resposta correta com base no resultado eles apresentarem no QGIS;
  • Na conclusão bem sucedida do teste, um certificado é gerado (em pdf) pre-assinado pelo Gary Sherman (presidente do Comitê Dirigente do Projeto QGIS, e como é sabido, criador do QGIS) e depois de impresso é assinado pelo examinador do escritório local. A cada certificado emitido é atribuído um número exclusivo (registrado em um Banco de Dados central);
  • Após a conclusão de um nível de certificação o usuário tem direito a prestar os exames para o nível seguinte.

Estado do processo

A certificação está atualmente em sua fase inicial (incubação), tendo sido definido:
  • Modelo de certificado:
  • Definir os currículos para os cursos de nível básico:


  • Formalizar e documentar os planos para o programa de certificação. (em curso)
  • Criar um "período de consolidação" de 2 ou 3 meses para a Certificação dos Instrutores de Treinamento no QGIS e lançar um concurso para que as pessoas preparem-se ao Programa de Certificação para a certificação de facto. (em curso).

Níveis de Certificação:

1. Estabelecer níveis de certificação e em quais níveis pode-se graduar:
  • Usuário QGIS (não)
  • Profissional QGIS (não)
  • Instrutor QGIS (sim)
  • Desenvolvedor QGIS (sim)
  • Examinador do QGIS Center (não)

Processo

1. Estabelecer quais critérios devem ser salvaguardados para que as pessoas possam obter o certificado de formador, podendo ser de 2 ou mais dos seguintes:
  • Status de Desenvolvedor / Mantenedor SVN (incluindo documentadores);
  • Status de Tradutor;
  • Histórico de fornecimento de treinamento baseado no QGIS;
  • Período de utilização do QGIS de não menos do que 3 anos;
  • E outros critérios que poderão ser definidos depois.
2. Avaliar os pedidos de graduação daqueles que satisfazem os critérios:
  • Emitir números de certificados ao grupo de inicialização (por exemplo, reserva de 1-50 para essa finalidade);
  • Elaborar os certificados oficiais com a assinatura do Gary sobre o modelo digital.
Inicialmente, apenas se adicionará manualmente os detalhes do certificado para uma página wiki, em uma tabela em algum lugar enquanto nós não temos um sistema automatizado no lugar.

Fonte: QGIS Project Steering Committee - the QGIS Certification Program.

quarta-feira, outubro 10, 2012

SIG-Riscos: Levantamento e monitoramento de áreas de risco na UGRHI-11 e apoio à Defesa Civil.



Sistema de Informações Geográficas do Ribeira de Iguape e Litoral Sul (entidade mantida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul - UGRHI-11) está participando da  Competição Européia de Navegação por Satélite (ESNC).
Em 2011 fomos vitoriosos na categoria Regional/Brasil com o Projeto GEOCAP (http://www.galileo-masters.eu/livebook/results2011/downloads/livebook.pdf, pg. 31).

Mais uma vez, precisamos da ajuda de vocês e de sua rede de amigos. Fomos mais uma vez vencedores da fase Regional (Brasil) de melhor ideia de projeto baseado em navegação por satélite com o Projeto SIG-Riscos.
Além disso, esse ano conseguimos uma melhor classificação e agora estamos na fase de votação individual publica.
Para isso pedimos a colaboração de todos, clicando no link a seguir:
http://www.galileo-masters.eu/index.php?kat=audience-award.html&anzeige=audience-award.htmle realizando um pequeno cadastro, clicando em "Register", logo após receberem o email de confirmação, fazer o login.
Feito isso, no campo "Search By Keyword" pesquise por "Risk", irá aparecer o nosso projeto seguido da Bandeira do Brasil, clique sobre ele e depois em "Vote for this Idea" e confirme a votação.
Desde já agradecemos a colaboração de todos, para mais uma vez, representar o Brasil e com ajuda de vocês ganharemos a próxima fase!


Tutorial TauDEM (Terrain Analysis Upon DEM) para QGIS, R e ArcGIS

TauDEM Clinic “Hands On” Exercise é um tutorial feito pela CSDMS (The Community Surface Dynamics Modeling System) sobre o uso do TauDEM (Terrain Analysis Upon DEM) para o programa ArcGIS (comercial) e o R - Statistical Computing (Open Source).
Esse tutorial também está sendo adaptado para o Quantum GIS (QGIS), que roda o TauDEM através do Ambiente de Análise Espacial SEXTANTE, por Lucas Casagrande (http://www.lucacasagrande.net), engenheiro ambiental italiano especialista em SIG livre.

segunda-feira, outubro 08, 2012

Livro: Geoestatística para as Ciências da Terra e do Ambiente

Geoestatística para as Ciências da Terra e do Ambiente, de Amílcar Soaresprofessor de Geoestatística do Instituto Superior Técnico de Lisboa - Portugal é um excelente livro base para quem quer aprender mais sobre essa ciência e suas aplicações.
Está dividido em tópicos de complexidade crescente, o que torna fácil aos leitores a compreensão do tema.

  1. INTRODUÇÃO
  2. A ABORDAGEM GEOESTATÍSTICA NA MODELIZAÇÃO DE FENÓMENOS ESPACIAIS
  3. ANÁLISE DA CONTINUIDADE ESPACIAL
  4. ESTIMAÇÃO GEOESTATÍSTICA
  5. ESTIMAÇÃO DE VALORES EXTREMOS E DA INCERTEZA LOCAL DE RECURSOS NATURAIS
  6. MORFOLOGIA GEOESTATÍSTICA
  7. SIMULAÇÃO ESTOCÁSTICA DE PROCESSOS ESPACIAIS NAS CIÊNCIAS DA TERRA E DO AMBIENTE
O livro pode ser encontrado nas livrarias brasileiras, e tem custo muito acessível.
A compreensão e entendimento da Geoestatística são fundamentais nas análises amostrais de dados espaciais, nas áreas de Recursos Naturais e Meio Ambiente.
Esse conhecimento é fundamental para se evitar equívocos que são cometidos por quem usa valores padrões em softwares de modelagem, gerando incoerências e "falsidades" nas informações interpoladas.
Acessehttp://istpress.ist.utl.pt/lgeoest.html

Recomenda-se a leitura do livro Análise Estatística de Dados Geológicos Multivariados, do professor Paulo Milton Barbosa Landim, da UNESP.
Use o link no nosso site para a Editora Oficina de Textos para adquirir esse e outros livros técnicos e científicos de excelente qualidade e bom preço.

3as Jornadas Brasileiras de gvSIG: "Tecnologias livres: Sustentabilidade e garantia de gestão"

Informações e contato: jornadas.brasileiras em gvsig.org
Sexta-feira, 19 de Outubro de 2012
Os  cursos serão realizados na:  UNESP-Instituto de Artes, Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271 Laboratório B 5º andar-Barra Funda, São Paulo-SP
09:00-12:00Mini curso: gvSIG Básico
14:00-17:00Mini curso: Delimitação Automática de Bacia Hidrográfica