Calendar

São Paulo - SP / Brasil.

segunda-feira, dezembro 22, 2014

Fusão de Imagens no QGIS 2.6

Um procedimento muito comum de se trabalhar com Imagens no QGIS é fazer a fusão das Imagens Multiespectrais (aquelas formadas pelo registro da REM em determinados comprimentos de onda eletromagnética - bandas ou faixas espectrais discretas) com a Pancromática (que cobre uma faixa mais ampla da REM, mas com maior resolução espacial).
Primeiro é preciso fazer o empilhamento dessas bandas (você baixa elas individualizadas) para compor uma única Cena multiespectral (com várias bandas).
Raster > Miscelânea > Mosaico, marcando a opção Camada Acumulada para fazer o empilhamento (layer stacking) das bandas. Isso vai permitir fazer Composições Coloridas com esta Cena, podendo escolher o triplete RGB com as bandas que desejar na Propriedade > Estilo.
Como Imagens são e geram arquivos muito grandes para se manipular, é recomendável recortar sua Área de Interesse (ROI) antes de continuar. Para isso é só ir no menu Raster > Extração > Cortador, definir a área de corte manualmente (pelo retângulo) ou usar uma Camada Máscara.
Na Caixa de Ferramentas de Processamento (Menu Processamento) temos diversos programas aninhados que podem ser usados em conjunção ao QGIS de forma solidária (você pode usar uma Camada carregada no QGIS, fazer o processamento pelo GRASS e ter o resultado carregado de volta no QGIS, por exemplo).
Um desses programas, o Orfeo Toolbox - OTB é voltado especificamente ao Processamento Digital de Imagens, como a Classificação Automática e também a Fusão (Pansharpening).
Para fazer a Fusão de Imagens (Multiespectral - "XS" com a Pancromática - "PAN"), primeiro é preciso realizar um referenciamento entre as cenas, por causa da diferença de pixeis contido em cada uma delas.
Orfeo Toolbox > Geometry > Superimpose Sensor, opcionalmente pode ser fornecido um Modelo Digital de Terreno para realizar essa correção. Muito cuidado porque as Imagens geradas no processo terão grandes dimensões! (uma cena XS do Landsat 7, cortada, com 50MB pode gerar um resultado de mais de 1GB).
Agora é só escolher o algoritmo para fazer a Fusão, identificar a Imagem Pancromática e a Multiespectral (XS) e pronto.
Orfeo Toolbox > Geometry > Pansharpening, com a vantagem de que cada banda da Imagem ficará com o tamanho do pixel da Imagem de alta resolução espacial (Pancromática).

sábado, dezembro 20, 2014

Geoblock: The Earth Science Application

Geoblock é um programa integrado de modelagem 2D/3D, geometria computacional e visualização de conjuntos de dados espaciais.
O programa pode ser usado em Ciências da Terra, particularmente em áreas como pesquisa, modelagem de geologia e mineração, estimativas de reserva de minério e previsão de libertação mineral sob moagem e operações de processamento mineral.
O conteúdo do programa de Geoblock está sujeitos a Mozilla Public License versão 1.1.
Este software oferece, com códigos-fonte abertos um sistema integrado para usuários e desenvolvedores. Você pode usá-lo gratuitamente para uso não-comercial.
Geoblock
O programa suporta vários tipos de conjunto de dados espaciais: drillholes, pontos, polígonos, TIN, sólidos, Grids e malhas.
Agrupamento de dados podem ser organizados em coleções de projeto e exibidos dentro da janela de Mapa do programa como uma combinação de contornos, wireframe ou modelos de blocos simultaneamente.
Os bancos de dados podem ser armazenados em vários formatos relacionais: Paradox, Interbase, MS Access e Oracle. Objetos gráficos e dados espaciais podem ser exportados/importados para outros formatos, MIF/MID (MapInfo), GRD (Surfer, ArcInfo) e DXF (AutoCAD).

quinta-feira, dezembro 04, 2014

Tutorial básico en español de Quantum GIS 2.4

Tutorial QGIS 2.4 Chugiak.pdf​​
O tutorial é baseado na versão 2.4 "Chugiak".
O tutorial contém exemplos de uso dos dados geográficos governamentais, por meio de conexão ao nosso servidor de geodados "Geoserver".
As conexões usadas, são servidos por protocolos de transmissão de geodados como "Web Feature Service" para dados vetoriais e "Web Map Service" para composições de mapas (mapa base) e imagens, tais como o ortofoto em cores e de alta resolução de 2009-10 (Junta de Planificación).
Nesta versão do tutorial, nós incluímos o uso do plugin GRASS. Isto abre as portas para módulos de processamento de dados geográficos tanto vetoriais como de matriciais (raster).
O tutorial é composto por mais de 200 páginas com ilustrações passo a passo.

segunda-feira, dezembro 01, 2014

GeoKrigagem - Geoestatística: Fundamentos e Aplicações

GeoKrigagem
A GeoKrigagem é uma empresa, sob liderança do Dr. Jorge Kazuo Yamamoto, Professor Sênior do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo.
Nasce com uma experiência acumulada de mais de 25 anos no ensino e aplicação de Geoestatística, bem como 40 anos em programação de computadores.

Missão

Prestação de serviços geoestatísticos fazendo o melhor uso dos dados disponíveis, transformando-os em informação útil para sua aplicação em mineração, meio ambiente, geotecnia, recursos hídricos, agricultura e recursos florestais.
Proporcionar treinamento profissionalizante em geoestatística aplicada, considerando o estado da arte da teoria e prática consagradas internacionalmente.